Quarteto Roda de Choro
Fenômeno do YouTube com mais de 2 milhões de visualizações

_____________

 

 

 

Formado pelo grande Luizinho 7 Cordas (violão), Milton Mori (cavaquinho), Alexandre Ribeiro (clarinete) e Léo Rodrigues (pandeiro), o Quarteto Roda de Choro resgata o ritmo tradicional que se ouvia nos anos áureos e reúne em suas apresentações composições de lendas do choro como Pixinguinha, Abel Ferreira, Altamiro Carrilho e Severino Araújo.

 

“Mostramos o choro na sua essência, do jeito que ele é. Choros tocados inteiros com pouco improviso, para que todos possam reconhecer essas músicas que são tão bonitas e têm melodias maravilhosas”, explica Luizinho 7 Cordas, que compôs um choro inédito especialmente para este primeiro disco do quarteto.

 

O projeto nasceu depois de uma apresentação com ingressos esgotados no Auditório do Ibirapuera, na Virada Cultural de 2007. De lá para cá foram inúmeros shows com incrível resposta do público, o que deu margem à formação atual, com 4 instrumentistas de idades e percursos bastante distintos. 

 

Alexandre Ribeiro, o responsável pelos belos solos de clarinete, defende estas diferenças do grupo esclarecendo que “uma das coisas mais importantes do choro são as gerações estarem em contato, para que os mais jovens possam aprender as raízes da música com os mais experientes, e assim perpetuá-la”.

 

Em suas apresentações, o quarteto conquista o clima de descontração tradicional nas rodas de choro por definir seu repertório quase sempre pelo gosto e nostalgia do público, que se realiza ouvindo as composições dos mestres como Pixinguinha, Abel Ferreira, Altamiro Carrilho e Severino Araújo, todos eles representados neste primeiro disco “Quarteto Roda de Choro”.

 

 

Formação 

Alexandre Ribeiro – Clarinete

Léo Rodrigues – Pandeiros

Luizinho 7 Cordas – Violão 7 Cordas

Milton Mori – Cavaquinho

 

Solistas que já tocaram com o Quarteto: 

Carlos Malta

Laércio de Freitas

Nelson Ayres

Oswaldinho do Acordeon 

Toninho Ferragutti

Alessandro Penezzi

entre outros...

 

 

Quarteto Roda de Choro - por Camila Gaglianone 1.jpg